Não apenas uma solução, mas muitas soluções

O décimo dia da SPSAS começa com a aula de Andrea Encalada, do Science Panel for Amazon, um grupo que reúne mais de 240 pesquisadores e cidadãos de 8 países e um território na Amazônia. O relatório organizado pelo grupo (disponível em https://www.theamazonwewant.org/) sintetiza a importância da Amazônia para o mundo, os principais problemas e a busca por soluções. Os sistemas aquáticos são o grande foco do relatório, não só porque são os sistemas menos estudados na região como pela importância que possuem: “os rios nos conectam de lado a lado do continente a interligação da bacia não é só entre as diferentes espécies como para toda a conexão entre as populações que vivem na região”, ressalta Andrea Encalada.

A proposta do grupo é pensar como sintetizar as informações existentes e pensar em soluções para as questões da região. “É importante frisar que não há apenas uma solução mas muitas soluções, e soluções com diferentes escalas, tanto locais como globais”, explica a pesquisadora, “é preciso comunicar isso melhor e pensar em políticas públicas que auxiliem a efetivar essas soluções”.

Paulo Moutinho, do IPAM, destacou o trabalho das instituições do terceiro setor na Amazônia, trazendo diferentes experiências de trabalho construídas a partir de diálogos com as comunidades locais, aliadas a dados e mapas da região. Um desses destaques foi a plataforma SOMAI (https://somai.org.br/), um sistema que une informação científica para apoiar os povos indígenas no enfrentamento da mudança do clima.