ESPCA AMAZONIA

21Nov a 05Dez de 2022

Adicione ao seu calendário:

Hotel Fonte Colina Verde, São Pedro/SP

As Escolas São Paulo de Ciência Avançada financiadas pela FAPESP já reuniram centenas de estudantes e pesquisadores de diversos países. Cada ESPCA oferece cursos de curta duração em temas avançados da ciência e da tecnologia, contribuindo para a formação dos participantes. Os professores que lecionam as disciplinas nas ESPCA são pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por meio de elementos como o recebimento de prêmios científicos de alto nível, publicações de impacto reconhecido pela comunidade da área e liderança em organizações de destaque internacional.

Objetivos

O objetivo da ESPCA AMAZONIA Sustentável e Inclusiva é proporcionar aos jovens pós-doutorandos (e em fase final do doutorado) uma visão multi e interdisciplinar, baseada na ciência e valorizando os conhecimentos indígenas e tradicionais, dos principais problemas que historicamente impediram o desenvolvimento sustentável, a conservação e a inclusão social no Bioma Amazônia. Visa ainda discutir as alternativas existentes para estas frentes e construir conjuntamente com estes jovens cientistas novas propostas para as soluções destes problemas.

Temas e Programação

A Escola São Paulo de Ciência Avançada AMAZONIA Sustentável e Inclusiva é estruturada em 3 módulos:

  • Módulo 1 – O território amazônico e sua sustentabilidade;
  • Módulo 2 – Os habitantes da Amazônia como protagonistas da conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas;
  • Módulo 3 – A Amazônia e seus habitantes em harmonia com o ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Photo: Nareeta Martin

Quem pode se inscrever?

Esta Escola é para jovens pesquisadores que obtiveram seu doutorado a partir de 2015. Excepcionalmente, também podem ser aceitos estudantes de pós-graduação, atualmente inscritos no último ano de seus cursos de Doutorado. Incentivamos inscrições de estudantes de diferentes disciplinas acadêmicas (ciências naturais, sociais e humanas, engenharia, comunicação) desde que seus trabalhos e estudos acadêmicos estejam relacionados com os temas da escola e tópicos relacionados.

Para promover a diversidade dos participantes da Escola, a equidade na representação étnica e de gênero também será considerada.

NOVO prazo final para inscrições: 31 de agosto – 12h00 (GTM-3).

Palestrantes

Mais de 30 renomados pesquisadores na área, de 5 países diferentes, serão os palestrantes da Escola São Paulo de Ciência Avançada AMAZONIA Sustentável e Inclusiva