Notícias

  • Lançamento e-book – Diálogos Amazônicos: contribuições para o debate da sustentabilidade e inclusão

    No próximo dia 14 de novembro, a partir das 9 horas (horário de Brasília), haverá o lançamento do e-book “Diálogos Amazônicos: contribuições para o debate da sustentabilidade e inclusão”. O livro é composto por 10 capítulos que abordam diferentes problemas da região e trilham caminhos para análise, tomada de decisão e de ação. Os capítulos…

    Leia mais: Lançamento e-book – Diálogos Amazônicos: contribuições para o debate da sustentabilidade e inclusão
  • Grupos de Trabalho SPSAS AMAZONIA

    Como parte do trabalho desenvolvido ao longo (e após) a SPSAS Amazônia, os participantes montaram Grupos de Trabalho sobre temáticas essenciais para a região. A proposta é que esses grupos continuem a se reunir até o início do ano de 2023 e proponham solucões baseadas na ciência para problemas encontrados na região. Confira abaixo as…

    Leia mais: Grupos de Trabalho SPSAS AMAZONIA
  • Antecipação regenerativa no encerramento da SPSAS

    Confira a palestra de encerramento da Escola São Paulo de Ciência Avançada AMAZONIA Sustentável e Inclusiva, com o convidado Prof. Dr. Fábio Scarano (UFRJ) sobre antecipação regenerativa: regeneração de elos rompidos entre ser humano e natureza não humana, entre os seres humanos e consigo mesmo.

    Leia mais: Antecipação regenerativa no encerramento da SPSAS
  • Solução para o futuro da Amazônia é a diversidade

    O 11o dia da SPSAS Amazônia começa com a aula de Ane Alencar, pesquisadora do IPAM e parte da coordenação da Escola. A pesquisadora destacou o papel central da disputa pela terra e do desmatamento especulativo como os motores da devastação da Amazônia no momento. “A  pecuária tem se colocado como principal atividade econômica no…

    Leia mais: Solução para o futuro da Amazônia é a diversidade
  • Não apenas uma solução, mas muitas soluções

    O décimo dia da SPSAS começa com a aula de Andrea Encalada, do Science Panel for Amazon, um grupo que reúne mais de 240 pesquisadores e cidadãos de 8 países e um território na Amazônia. O relatório organizado pelo grupo (disponível em https://www.theamazonwewant.org/) sintetiza a importância da Amazônia para o mundo, os principais problemas e…

    Leia mais: Não apenas uma solução, mas muitas soluções